Sign in to follow this  
EileenWolff

Incentivando a jogar em grupo

Recommended Posts

Então, minha primeira afirmativa é a seguinte: o GCW atualmente não tem um incentivo prático para equipes. Ainda que eu saiba que é um debate que já vem acontecido - pois não é uma falha que só eu fui capaz de notar -, mesmo assim acho necessário justificar porque penso da seguinte forma para aqueles que talvez discordem ou não tenham pensado a respeito.

Qual é o objetivo de um jogo? Existem muitas respostas para essa pergunta: se divertir (anotem essa), fazer amigos, upar.
Conhecemos uns aos outros, nos divertimos e upamos. Quando upamos até o 85 e temos, sei lá, 400k de poder de ataque, acabou o jogo - não literalmente, pode ser mais, é só um número hipotético. Por quê? Chega um momento em que você não precisa de mais ninguém, porque se precisou até agora, foi porque essa pessoa tinha mais power que você. Somente para isso que você precisou dela - a menos que seja algo estilo Berkas, onde tem um mínimo de jogadores.

Vamos analisar o conceito de RPG: role playing game, jogo de interpretação de papéis (fica pra outro momento uma análise mais aprofundada da palavra interpretação), mas isso sugere que cada um tem o seu papel. Qualquer pessoa pode citar um RPG com sistemas de classes onde uma classe precisa de outra. Somente o mago e o feiticeiro tem magias específicas (elementais, normalmente), o ladino esconde-se nas sombras, rouba e atinge inimigos desprevenidos com uma chance de crítico altíssima, enquanto o guerreiro segue na frente, sendo alvo dos inimigos e tomando o dano pelo resto do grupo. O bárbaro grita e entra em fúria, aumentando seu dano consideravelmente. O bardo buffa todo mundo ou debuffa os inimigos. O clérigo cura com suas magias divinas e extermina os mortos vivos...

Existe algum tipo de organização semelhante no nosso GC? Não. Existem personagens com buffs e até com cura, sim, mas esse tipo de habilidade não é incentivada. Você só será relevante se tiver um ataque relevante. E isso sugere que apenas meia dúzia de personagens são realmente vistos como necessários e/ou úteis: Mari, Dio... etc. Quem nunca viu um desses apelando?

Zero, que é um personagem que deveria ser mais tank (função do guerreiro), no entanto, pouco se vê. Às vezes a gente até esquece que ele tá vivo.

E isso faz com que o sistema de guildas seja obsoleto. Por quê? Você só precisa de alguém mais forte, não de alguém específico. Isso torna os personagens, todos eles, iguais, sem peculiaridade, sem especialidade, sem funcionalidades específicas.

As guildas e as salas não pedem requerimento de classe, de conhecimento de jogo. Pedem power. Só isso. É só isso que faz com que grupos se reúnam pra jogarem juntos - os outros motivos são pessoais, como amizade e tal, coisa que não deve ser creditada ao jogo e que não apaga o defeito de sistema.

Muito disso deve-se, creio eu, aos itens. Os itens são iguais para todos. Todos podem conseguir exatamente as mesmas coisas com as mesmas funcionalidade, não há nada de especial. Então, sugestões, talvez um pouco abstratas e brutas, mas que tem muito a oferecer se lapidadas:

E se houvesse um set específico para um personagem? E esse set desse um buff pra uma habilidade específica dele? Ou uma habilidade específica que ajudasse a party!!!!! "Esse set, para o Zero, aumenta sua vitalidade e defesa em X%". Uau. Já o Lass dá pra investir em crítico e dano crítico, já que ele é a personificação do ladino.

E se determinados personagens pudessem craftar determinadas coisas? Arme, a maga, poderia fazer poções, não - usar pó de rubi, etc, que já tem as cores das poções pra craftar -? Ela não tem uma classe chamada alquimista? Pois é!!!!!!!!!!

Uma revisão nos stats... Adicionar mais stats que interfiram nessas habilidades únicas de personagens e diminuir as habilidades que não são tão relevantes pro personagem.

Tá, mas e se eu quiser fazer uma build diferente pra um personagem tank? Você pode ter um Zero voltado pra dano? SIM! Mas ele sempre será mais útil como tank, por exemplo, também não terá um dano tão tenso quanto o Dio, que será mais voltado pra isso. É como as classes funcionam e é por isso que cada uma delas é necessária.

E se houvesse sistema de aggro? Onde o boss ou o monstro contra qual o time está lutando focasse em alguém específico: NO TANK!

Mas aí o Tank tomaria muito dano, não é? Ainda bem que temos uma Amy no nosso time - que com esse set novo Angelical permite cura em área, ou cura por x segundos. Ou assim deveria ser.

Enfim, essa é a essência. Abração.

Edited by EileenWolff
  • Like 4

Já pensei dessa forma, tenho uma Rey com 350k de ATK total, mais para mim n tem muito sentido e ter tanto poder e só usar para sí mesmo, tem muitos jogadores que chegam ao jogo e não tem auxilio nenhum de alguém mais forte pra abri mapa ou fazer testes de classe, principalmente de 3 e 4,  a sensação de se ajudar alguém é boa mais pra muitos n basta, querem ter ganhos.

A questão é que mudar certas coisas de um jogo antigo é trabalhoso, mais a coisas que realmente precisam ser feitas no jogo para atualiza-lo, por exemplo, a lire sendo arqueira n tem aumento de critico em sua arvore de talentos, mais a Lin tem sendo uma personagem mais recente por assim dizer, Lire n entra em missão com uma parte da barra de MP cheia, já a Lin sim, etc... pode n dá pra fazer itens específicos pra cada char, mais dá pra mexer nas Skills Tree, muitos chars só tem ST pra primeira classe, já para as  outras não...

Lembro de uma live em que os ADMs do server planejavam introduzir no jogo e uma das ideias era criar novas ST e fases, sei que isso demanda tempo, e muito mais estamos no aguardo.