MrPombastic

[GUIA] Talin

Recommended Posts

Este é o primeiro guia que eu escrevo, criticas e recomendações em como melhorar são bem vindas. (ver.1.1)
Grato à moderação por colocar o guia na área correta.

Arsenal

Arma tipo 1

Disparo de energia que atravessa a tela em linha reta.
Upgrade: Dano e quantidade de disparos aumentam.
Carregado: Disparo de energia continuo.

Recomendação: Utilizar apenas durante midboss e boss, por causar dano em área centralizada.

Arma tipo 2

Disparo em linha reta e na diagonal inferior direita.
Upgrade: Dano aumenta, tamanho dos disparos aumentam, 2 misseis teleguiados são adicionados.
Carregado: Vários misseis teleguiados são disparados.

Recomendação: Utilizar durante as waves de inimigos comuns, por cobrir maior área.

Bomba

Limpa a tela de disparos inimigos, causa dano e proporciona alguns segundos de invencibilidade. É o recurso mais valioso do seu arsenal.

Recomendação: Não deve ser utilizada para causar dano, mas sim para prolongar sua sobrevivência na missão, utilize apenas quando indicado ou se você acabar em uma situação em que você tem certeza que não conseguirá desviar dos projéteis inimigos.

Dicas Básicas

Primeiramente, minha experiência com bullet hells é limitada, mas não é inexistente, completei Sine Mora e Ikaruga em suas dificuldades médias.

Antes de começar a falar da missão em si, vale ressaltar algumas noções básicas que se deve ter quando se joga um bullet hell.

Para saber como desviar, primeiro, é necessário saber o que é um hitbox:

"Hitbox é uma forma invisível, comumente utilizada em vídeo games para detecção de colisão em tempo real. Por vezes é um

retângulo (em jogos 2D) ou um Ortoedro (em jogos 3D) e segue um ponto em um objeto visível (como um modelo ou Sprite),

embora formas circulares e esféricas também sejam comuns".

Ou seja, é o que não pode colidir com os projeteis, não sei qual é o ponto especifico, eu não cheguei a testar, mas joguei considerando apenas o meu personagem, não a nave, como hitbox, e funcionou.

Edit1: Após alguns testes, cheguei a conclusão que o hitbox não é consistente, algumas vezes os projeteis atravessavam a cabeça do meu personagem sem causar dano, outras não.

Tente ficar o mais próximo da parte esquerda da tela.

Ignore tudo que está na tela, pode parecer contra-intuitivo, mas o mais importante em jogos deste gênero, é não tirar os olhos do seu personagem, assim, você pode reagir apenas ao que importa,  que são os projeteis próximos ao seu personagem.

Não fique frustrado se mesmo assim você não conseguir desviar consistentemente, com o tempo você melhora, o mesmo vale para decorar as paterns dos bosses e midbosses.

Use suas bombas com responsabilidade, pois elas são mais importantes que suas vidas, você começa com 3 por vida, na prática, elas triplicam o seu número de vidas, se utilizadas da forma que eu expliquei. A pior coisa que pode acontecer é você morrer sem usar todas as suas bombas.

Como Talin pode ser jogada em coop, deve-se levar outras coisas em conta.

Comunicação:

Antes da missão, é bom tentar dar uma resumida sobre as dicas que eu passei no tópico anterior.

Durante a missão, é bom avisar se falta ou não algum upgrade da nave, tentar revezar a utilização de bombas durante os midbosses e bosses e avisar quando você estiver sem. Não pegar upgrades ou bombas se você já tiver o máximo possível.

Tentar revezar a coleta das vidas.

Recomendo jogar com alguém que você conheça.

Se você for jogar com players que você não conhece, fica complicado, pois boa parte não vai querer ouvir o que você falar.

Missão

Primeiramente, falarei das ondas de inimigos comuns de forma geral.

Evite utilizar bombas, só use para se salvar, quanto menos vidas você perder durante essas partes, melhor.

Existe um ponto cego, não se preocupe, não é exploit, a ocorrência de pontos cegos em bullet hells, é mais comum do que vocês imaginam, principalmente se for feito por um time inexperiente:

https://imgur.com/V3wKRE5

Este lugar é perfeitamente seguro, desde que não tenham inimigos que atirem na diagonal superior, carregue os misseis e seja feliz.

Edit1: O ponto cego funciona desde que  não tenham nenhum OVNIs na onda de inimigos, a forma que este inimigo se comporta serve como um counter perfeito, pois seus disparos são direcionados à posição atual do seu personagem.

https://imgur.com/1Rbc3Aq

OVNIs aparecem apenas antes do 1° midboss e entre o 2° midboss  e 3°.

1°midboss:

https://imgur.com/UGa3bEG

Use bombas sem parar.

"Mas Mr.P, você não disse para usar as bombas somente como forma de defesa?"

Sim, entretanto, os projeteis deste midboss se movem lentamente e enchem a tela, é mais seguro destrui-lo o mais rápido possivel, e ele aparece relativamente cedo na missão, logo você consegue reabastecer suas bombas.

2ºmidboss:

https://imgur.com/ZMzxp6g

Extremamente fácil de desviar, sem segredo aqui.

3ºmidboss:

https://imgur.com/lv2iVLw

Recomendo ficar o mais próximo possivel, se você não estiver dentro do circulo formado quando ele atira, os projeteis começam a te seguir, mas fique esperto, depois de atirar 3 vezes, ele usa um tipo de tiro que lembra uma shotgun que vai te acertar se você ainda estiver próximo. Se você estiver fora do circulo, recomendo desviar para trás do midboss.

4°midboss:

https://imgur.com/Ji0Ln3u

Nesta situação, o 2°midboss é mais perigoso, pois o tiro dele enche a tela, concentre todo o dano nele, depois que ele morrer, é só usar a mesma estratégia com o outro.

5°midboss:

https://imgur.com/6fyGJYc

Extremamente fácil de desviar, a parte de baixo da tela é o lugar mais seguro.
Recomendo usar bombas para cancelar a bomba do midboss.

1°boss:

https://imgur.com/7dt7An1

Infelizmente meu vídeo se corrompeu durante o upload, acho meio complicado explicar por escrito, mas vou tentar passar o básico.

A parte mais perigosa da missão, eu acho o boss que vem depois desse extremamente fácil em comparação.

Recomendo ficar no canto inferior ou superior esquerdo da tela, tomando muito cuidado com a explosão das esferas amarelas junto com os tiros em arco do boss.

Utilize suas bombas aqui, é por isso que você as economizou.

Final Boss:

https://imgur.com/k7i6URx

Seus tiros rápidos intimidam, mas, desde que você mantenha o centro do seu personagem um pouco abaixo ou acima do centro do boss, você irá desviar de tudo.

As esferas amarelas são a única coisa que podem lhe causar problemas, pois as vezes o boss pode utilizar seus tiros rápidos antes de você ter a oportunidade de desviar das esferas, se ainda tiver bombas, use-as.

Bem, é isso, espero que esse guia seja útil, boa sorte a todos.

Edited by MrPombastic

Cara na boa... um resumo de todo e qualquer jogo bullet hells e simples: Atire... mas não mire.. apenas desvie.. e talin e bem repetitivo quanto mais vc ir mais facil vai parece eu mesmo gastei 15 chaves tentando ir agora a cada 1 chave eu to completando a missão e so questão de pratica :D

mas foi bom o topico adorei \õ/ 

so mais 1 edit: no ponto cego ele so funciona na primeira vez que aparece o minicoptero ai vem a sentinela voadora 1 e depois a sentinela voadora 2 durante o tempo entre esses bosses esse ponto cego não funciona na verdade ele chega ate a ser muito inutil porém depois que vem 2 bosses juntos(S. Voadora 1 e S . Voadora 2) depois desses 2 boss o ponto cego volta a funciona porém tem que tomar cuidado se ficar muito atras os tiro pega e se fica muito na frente algum goblin voador pode nascer em cima de vc e acabar matando.

e outra vc esqueceu de menciona que o Buff do brinco da gnosis da o escudo que Ajuda parkas nesse modo não sei se e bug ou não.. so sei que funciona... e no caso do talin os tiros dele são rapidos... porém desvio de 1 desvio de todos... 

Edited by zMiracleEYE

1 hora atrás, zMiracleEYE disse:

so mais 1 edit: no ponto cego ele so funciona na primeira vez que aparece o minicoptero ai vem a sentinela voadora 1 e depois a sentinela voadora 2 durante o tempo entre esses bosses esse ponto cego não funciona na verdade ele chega ate a ser muito inutil porém depois que vem 2 bosses juntos(S. Voadora 1 e S . Voadora 2) depois desses 2 boss o ponto cego volta a funciona porém tem que tomar cuidado se ficar muito atras os tiro pega e se fica muito na frente algum goblin voador pode nascer em cima de vc e acabar matando.

e outra vc esqueceu de menciona que o Buff do brinco da gnosis da o escudo que Ajuda parkas nesse modo não sei se e bug ou não.. so sei que funciona... e no caso do talin os tiros dele são rapidos... porém desvio de 1 desvio de todos... 

Primeiramente, obrigado.
O ponto cego funciona desde que não tenha inimigos que atirem para a diagonal superior, infelizmente não decorei os nomes dos inimigos para dar uma resposta concreta, mas ele definitivamente funciona mais vezes.
Esse buff do brinco eu não conheço, qual seria? Não tenho esse equipamento no personagem que eu usei.

29 minutos atrás, CloseTray disse:

Lindo guia. :gc_14:

Movido para a área correta para que possa ser melhor utilizado. *-*

Obrigado pelo elogio e por mover para a área correta.

Lindo tutorial, parabéns!
Acredito que ele ficaria mais bonito e mais didático com prints/videos.

Sempre é interessante ver do que se está sendo falado.

Mais uma vez, parabéns!

19 horas atrás, MrPombastic disse:

Esse buff do brinco eu não conheço, qual seria? Não tenho esse equipamento no personagem que eu usei.

Então no BGC muitos acreditava que era um Bug... porém todos os brincos funcionam lah oq vai totalmente contra uma regra do talin que simplesmente nenhum atributo faz diferença lah... porém os brincos e os efeitos dele funciona por isso muita gente acha que e bug... inclusive a Gnosis e o efeito do brinco da gnosis funciona...

Esse e o brinco:

5a19d2df03046_Gnosis_Earrings.png.8ad402aea9017d8764859b265a19328f.png

Esse é o efeito dele:

Gnosis_Effect.png.d5b6c85ce9ba78f3840cd1bb1ce143a3.png

Esse escudinho em volta absorve dano... em outra palavras quando ele ativa ele te protege por 3 segs contra qualquer tiro... oq muita gente fala que é trapaça porém a kog nunca resolveu isso ... 

Guia atualizado.
Infelizmente, ficarei devendo o vídeo do 1° boss, pois, novamente, meu arquivo se corrompeu.

Em 25/11/2017 at 18:33, zMiracleEYE disse:

Então no BGC muitos acreditava que era um Bug... porém todos os brincos funcionam lah oq vai totalmente contra uma regra do talin que simplesmente nenhum atributo faz diferença lah... porém os brincos e os efeitos dele funciona por isso muita gente acha que e bug... inclusive a Gnosis e o efeito do brinco da gnosis funciona...

Esse e o brinco:

5a19d2df03046_Gnosis_Earrings.png.8ad402aea9017d8764859b265a19328f.png

Esse é o efeito dele:

Gnosis_Effect.png.d5b6c85ce9ba78f3840cd1bb1ce143a3.png

Esse escudinho em volta absorve dano... em outra palavras quando ele ativa ele te protege por 3 segs contra qualquer tiro... oq muita gente fala que é trapaça porém a kog nunca resolveu isso ... 

Como parece ser um bug que nunca foi corrigido, não irei mencionar no guia.